Projeto Literatura Solidária
Literatura solidária

PROJETO LITERATURA SOLIDÁRIA
O Projeto Literatura Solidária implantado pela editora em 2016, objetiva utilizar-se da literatura para desenvolver ações de responsabilidade social.

1ª ação:
Em 2016, vendemos livros para angariar fundos e comprar uniformes escolares para cinco estudantes de uma escola de periferia em Maringá-Pr. A escritora Ana Stoppa doou ao projeto 100 (cem) exemplares do livro “O rio que era doce” cujo conteúdo aborda a tragédia ambiental ocorrida em Mariana-MG.

2ª ação:
Como sobraram alguns exemplares do livro “O rio que era doce”, a primeira ação desdobrou-se na 2ª ação solidária. Em Fortaleza (CE), uma jovem escritora, Ana Karine de Sousa Dantas, coordena os trabalhos de uma ONG que cuida de animais abandonados. A ONG foi assaltada, sendo levados computadores e algumas economias em dinheiro, o que nos sensibilizou a doar 40 livros para que pudessem vender e com isso ajudar a ONG a se reestruturar.

3ª ação:
A terceira ação do projeto Literatura Solidária veio da Bahia. Uma jovem escritora de nome Jéssica Belém tinha o sonho de publicar seu primeiro livro e nos chamou in box. Queria fazer poucos exemplares, pois só dispunha de R$ 100,00 e naquele momento, ficamos sem saber como ajudá-la. Colocamos a possibilidade de imprimir artesanalmente suas poesias, mas nem assim o valor que ela dispunha seria suficiente. Sua história nos comoveu e resolvemos inseri-la no projeto. Iniciamos uma campanha nas redes sociais pedindo ajuda em dinheiro ou em prestação de serviços editoriais. Ganhamos a revisão (Marco Hruschka), a capa (Dany WR), os textos das orelhas, contracapa e introdução (doador anônimo). A editora coordenou a campanha, produziu gratuitamente a obra, pagou a diagramação e as despesas de correio. O montante recolhido na internet, cujos nomes encontram-se na última página do livro, foi suficiente para cobrir as despesas com a impressão (R$ 400,00). A obra "Poemas de Amor e Fogo" foi encaminhada à autora no inicio de dezembro de 2016. Agradecemos a todos os voluntários que nos ajudaram a realizar o sonho de Jéssica! 
Aguardem as próximas ações!