REGULAMENTO PREMIO VIP/2022
Data: 01/06/2022 01/06/2022

CONCURSO LITERÁRIO PRÊMIO VIP DE LITERATURA EDIÇÃO 2022

REGULAMENTO

 

I) DO TEMA E CATEGORIAS:

Art. 1º – A editora A. R. PUBLISHER por meio deste regulamento abre inscrições para a realização do Concurso Literário - Prêmio VIP de Literatura Edição 2022.

Parágrafo único: O tema é livre e para participar, os trabalhos podem ser enviados em duas categorias: POESIA CONTO.

 

II) QUEM PODE PARTICIPAR:

Art. 2º – Podem participar brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 18 anos, residentes no Brasil ou exterior.

 

III) DAS INSCRIÇÕES:

Art. 3º – As inscrições serão realizadas unicamente pelo e-mail premiovipliteratura@gmail.com no período de 01 a 30 de junho/2022, mediante o envio dos trabalhos e dados de identificação.

 

Parágrafo único: Serão excluídos e/ou desclassificados os trabalhos que forem enviados pelo e-mail da editora.

 

Art. 4º - Não aceitaremos inscrições enviadas por e-mails em nome de terceiros.

 

Art. 5º – Cada participante poderá inscrever 02 (dois) textos, podendo optar por: 

a) Um poema e um conto; 

b) Dois poemas; 

c) Dois contos.

 

§ 1º - Os textos não precisam ser inéditos, porém é desejável que ainda não tenham sido publicados em livro.

 

§ 2º - Ao se inscrever o (a) candidato (a) deverá informar, no corpo do e-mail, os seguintes dados: a) nome completo; b) telefones (com DDD), c) endereço completo (rua, número, bairro, cidade, estado e CEP - Código de Endereçamento Postal); 

 

§ 3º – Não aceitaremos inscrições por pseudônimo, uma vez que a identidade do (a) autor (a), caso seja classificado (a), será revelada no ato da divulgação do resultado.

 

§ 4º – Do total de textos inscritos, serão selecionados 30 (trinta) textos, sendo 15 (quinze) poesias e 15 (quinze) contos, conforme avaliação da Comissão Julgadora, que levará em conta as características de cada gênero.

 

§ 5º – A Comissão Julgadora somente homologará as inscrições que atenderem os requisitos abaixo:

a)    O (s) arquivo (s) com o (s) poema (s) deverão ser enviados anexo ao e-mail.

b)   O (s) arquivo (s) com o (s) conto (s) deverão ser enviados anexo ao e-mail.  

c)    Solicitamos que nos arquivos de contos e poesias enviados não seja citado abaixo do título o nome do (a) autor (a), uma vez que esta informação já estará no corpo do e-mail.

d)   Os candidatos que participarem nas duas categorias poderão enviar os arquivos de poesia e conto num mesmo e-mail.

e)    Para a digitação dos trabalhos, deverá ser utilizado o editor de texto padrão do Microsoft Office (Word).

f)     As fontes tanto das poesias quanto dos contos deverá ser Arial ou Times New Roman, com letras em tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5 e margem do arquivo 2,5 (superior e inferior/ esquerda e direita).

g)   Cada poesia não poderá ultrapassar o limite de 195 (cento e noventa e cinco) palavras ou 900 (novecentos) caracteres com espaços.

h)   Não aceitaremos poesias com estrofes editadas em duas, três ou mais colunas.

i)     Serão devolvidas as poesias cujos versos ultrapassarem a medida padrão do livro (14x21cm).

j)     Cada conto não poderá exceder o limite de 755 (setecentos e cinquenta e cinco) palavras ou 4.580 (quatro mil, quinhentos e oitenta) caracteres com espaços.

k)    Os materiais enviados (poesias e contos) para participação neste Concurso Literário já devem vir revisados pelos próprios autores e/ou por profissionais habilitados. 

l)     Não nos responsabilizamos por textos que contenham erros de gramática, ortografia ou que necessitem ajustes de redação.

m)  Ao se inscreverem, os candidatos autorizam a publicação de seus textos bem como declaram aceitar todas as cláusulas e condições estabelecidas no presente regulamento.

 

§ 6º – Serão devolvidos os contos e/ou poesias que não estiverem de acordo com as especificações estabelecidas no artigo 5º, parágrafo 5º, letras “A” a “M”.

 

Art. 6º – Todas as despesas com a produção da obra serão custeadas pela A. R. Publisher Editora, exceto o frete para remessa dos exemplares aos autores selecionados.

Parágrafo único: O pagamento das despesas com a remessa dos livros é inegociável e de responsabilidade exclusiva dos autores selecionados. 

 

Art. 7º - As tarifas de Correio para remessa do exemplar de cortesia bem como dos exemplares adicionais correrão por conta dos autores selecionados.

 

§ 1º – Os exemplares (de cortesia e/ou adicionais)serão enviados pelo SEDEX, PAC ou tarifa módica, conforme a opção de cada autor.

 

§ 2º – Tanto atarifa módica, quanto o SEDEX e o PAC serão calculados pela editora com base nos preços cobrados pelo Correio e de acordo com a pesagem de cada encomenda.

 

§ 3º – Após informadas, as tarifas devem ser depositadas pelos autores na conta da editora via pix (CNPJ 23.277.749/0001-86).

 

§ 4º – Antes da divulgação do resultado final, os autores serão solicitados a quitar as despesas de Correio, sob pena de não serem aprovados e terem que ceder o lugar ao candidato subsequente.

 

IV) DAS PROIBIÇÕES:

Art. 8º - Não poderão participar do referido Concurso:

§ 1º – Membros da A. R. PUBLISHER EDITORA.

§ 2º ­– Membros da COMISSÃO JULGADORA.

§ 3º ­– Participantes inscritos nas edições anteriores (2016-2020) e que tenham descumprido as normas contidas nos regulamentos das referidas edições.

 

V) DA PREMIAÇÃO:

Art. 9º - A premiação destinada aos 30 (trinta) autores selecionados consistirá na outorga de certificados digitais personalizados; publicação gratuita e envio de 01 (um) exemplar gratuito da obra a título dos direitos autorais.

 

VI) DAS COMPETÊNCIAS DOS AUTORES SELECIONADOS:

Art. 10º – Após o recebimento da comunicação oficial de classificação (via e-mail), compete a cada um dos autores selecionados:

10.1 – Responder as comunicações da editora no prazo máximo de 24h;

10.2 – Enviar à editora (via e-mail) dentro do prazo máximo de 10 (dez) dias (contados da data da comunicação oficial), um resumo biográfico de suas principais conquistas no campo da escrita, em arquivo Word, com as seguintes especificações: fontes Arial ou Times New Roman, letra tamanho 12, margem 2,5 (superior e inferior/ esquerda e direita), espaço entre linhas 1,0 (um) e texto de no máximo 570 (quinhentos e setenta) caracteres com espaços.

10.3 - Enviar à editora (via e-mail) dentro do prazo máximo de 10 dias (contados da data da comunicação oficial), uma foto de rosto do (a) autor (a) em boa resolução, tamanho 08 a 10 cm (altura) por 8 cm (largura), preferencialmente em preto e branco.

10.4 – O resumo biográfico e a foto, de que tratam os itens 10.2 e 10.3 deste artigo devem ser enviados preferencialmente no mesmo e-mail.

10.5 – O (a) autor (a) deverá responder a prova final, aprovando o material para publicação, dentro do prazo máximo de 24 h (contados da data de envio do e-mail).

10.6 – Ao descumprimento de qualquer um dos itens do artigo 10 (10.1 a 10.6), a Comissão Julgadora reserva-se no direito de cancelar a classificação do (a) candidato (a), substituindo-o pelo candidato subsequente.

 

VII) DA REMESSA DOS LIVROS:

Art. 11º - Cada autor (a) selecionado (a) receberá gratuitamente 01 (um) exemplar da Antologia “Concurso Literário - Prêmio VIP de Literatura/2022” para acervo pessoal e pelo pagamento dos direitos autorais.

11.1 – Os autores que desejarem adquirir exemplares adicionais (além do exemplar gratuito), estes serão negociados com a editora, via e-mail.

11.2 – É de responsabilidade do (s) candidato (s) atualizar (em) o endereço, em caso de mudança de domicílio.

11-3 - Havendo devolução da obra pelos Correios seja por qualquer motivo (endereço errado, mudança de endereço ou ausência de pessoas em casa na hora da entrega, entre outros), a tarifa da segunda remessa também correrá por conta do participante.

11-4 – Os autores classificados que residirem fora do Brasil, se responsabilizarão pelas tarifas de remessa do exemplar gratuito e de exemplares adicionais, quando houverem.

 

VIII) DA COMISSÃO JULGADORA:

Art. 12º – Compete a A. R. Publisher Editora nomear a Comissão Julgadora que será composta por membros com amplo conhecimento e experiência literária.

12.1 – A Comissão Julgadora terá autonomia no julgamento, que será regido pelos princípios da originalidade e linguagem poética.

12.2 – Aos textos serão atribuídas notas de O (zero) a 10 (dez), sendo automaticamente desclassificados os trabalhos que obtiverem notas de 00 (zero) a 06 (seis).

12.3 – Do julgamento apresentado pela Comissão Julgadora quanto à qualidade dos poemas e contos selecionados não caberá qualquer recurso.

 

IX) DO RESULTADO:

Art. 13 – O resultado do Concurso será divulgado no dia 17 de julho de 2022 pelo site e pela página da editora no Facebook.

http:///www.editoraarpublisher.com.br

https://www.facebook.com/arpublishereditora/

13.1 - De acordo com o número de trabalhos inscritos, essa data poderá ser antecipada ou prorrogada, conforme decisão da Comissão Organizadora, sendo essa amplamente divulgada nos links citados no art. 13.

 

X) DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

Art. 14º – A A. R. Publisher Editora detém todos os direitos de publicação da obra, no entanto, os direitos autorais são exclusivos de cada autor.

Art. 15º – Os casos omissos serão decididos em comum acordo entre a Editora, a Comissão Organizadora e os (as) interessados (as).

 

Maringá (PR), 01/06/2022

A. R. Publisher Editora