REGULAMENTO PRÊMIO VIP DE LITERATURA/2021
Data: 25/08/2021 25/08/2021

CONCURSO LITERÁRIO PRÊMIO VIP DE LITERATURA EDIÇÃO 2021

REGULAMENTO

I) DO TEMA E CATEGORIAS:

Art. 1º – A  A. R. PUBLISHER EDITORA por meio deste regulamento abre  inscrições para a  realização do Concurso Literário - Prêmio VIP de Literatura Edição 2021.

Parágrafo único: O tema é livre e para participar, os trabalhos devem ser enviados em duas categorias: POESIA CONTO.

II) QUEM PODE PARTICIPAR:

Art. 2º – Podem participar brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 18 anos, residentes no Brasil ou exterior.

III) DAS INSCRIÇÕES:

Art. 3º – As inscrições serão realizadas unicamente pelo e-mail premiovipliteratura@gmail.com  no período de 25 de agosto/2021 a 12 de setembro de 2021, mediante envio de trabalhos e dados de identificação, conforme prevê o art. 5º parágrafos 1 a 5 (letras a, b, c, d, e, f, g) deste edital.

Art. 4º - Não aceitaremos inscrições enviadas por e-mail de terceiros. É obrigatório que o participante tenha um e-mail cadastrado em seu nome.

Art. 5º – Cada participante poderá inscrever 02 (dois) textos, podendo optar por: 

a) Um poema e um conto; 

b) Dois poemas; 

c) Dois contos.

§ 1º - Os textos não precisam ser inéditos, porém é desejável que ainda não tenham sido publicados em livro.

§ 2º - Ao se inscrever o (a) candidato (a) deverá informar, no corpo do e-mail, os seguintes dados: a) nome completo; b) telefones (com DDD), c) endereço completo (rua, número, bairro, cidade, estado e CEP - Código de Endereçamento Postal); 

§ 3º – Não aceitaremos inscrições por pseudônimo, uma vez que a identidade do autor será revelada no ato da divulgação do resultado, caso se classifique.

§ 4º – Do total de textos inscritos, serão selecionados 30 (trinta) textos, sendo 15 (quinze) poesias e 15 (quinze) contos, conforme  avaliação da Comissão Julgadora, que levará em conta as características de cada gênero.

§ 5º – A Comissão Julgadora somente receberá e homologará as inscrições que atenderem aos requisitos abaixo:

a) Os poemas e contos deverão ser digitados em arquivos individuais, um para cada categoria, em editor de texto padrão do Microsoft Office (Word) e enviados como anexo, unicamente pelo e-mail informado no artigo 3º deste regulamento.

Parágrafo único: Serão excluídos e/ou desclassificados os trabalhos que forem enviados pelo e-mail da editora.

b) As fontes podem ser Arial ou Times New Roman, com as letras em tamanho 12;

c) Cada poesia não poderá ultrapassar o limite de 30 (trinta) linhas espaço 1,0 (um). A margem do arquivo deve ser normal (superior e inferior: 2,5 cm / esquerda e direita: 3 cm);

d) Não aceitaremos poesias com estrofes editadas em duas, três ou mais colunas.

e) Cada conto não poderá exceder o limite de 03 (três) páginas ou 4.080 (quatro mil e oitenta) caracteres com espaços, digitados no tamanho A-5 (14x21 cm). A margem do arquivo deve ser normal (superior e inferior: 2,5 cm / esquerda e direita: 3 cm).

f) Serão devolvidos os contos e/ou poesias que extrapolarem as especificações estabelecidas nos itens “c”, “d” e “e”.

g) Nos arquivos de contos e poesias enviados pedimos que abaixo do título não seja citado o nome do (a) autor (a), uma vez que esta informação já estará no corpo do e-mail.

Art. 6º – As inscrições, bem como as despesas com a produção da obra serão custeadas pela A. R. Publisher Editora.

Art. 7º - As tarifas de Correio para remessa do exemplar de cortesia correrão por conta dos autores selecionados e serão enviadas por SEDEX, PAC ou Tarifa Módica, de acordo com a opção de cada autor (a).

Parágrafo único: os valores de cada tarifa serão informados pela editora aos autores, assim que a obra estiver impressa e após a opção de remessa, os mesmos devem ser depositados na conta da editora via pix ou depósito em conta.

Art. 8º - Os materiais enviados (poesias e contos) para participação neste Concurso Literário já devem vir revisados pelos próprios autores e/ou por profissionais habilitados.

Parágrafo único: Não nos responsabilizaremos por textos que contenham erros de gramática, ortografia ou que necessitem ajustes de redação.

Art. 9º – Ao se inscreverem, os candidatos autorizam a publicação de seus textos bem como declaram aceitar todas as cláusulas e condições estabelecidas no presente regulamento.

IV) DAS PROIBIÇÕES:

Art. 10º - Não poderão participar do referido Concurso:

§ 1º – Membros da A. R. PUBLISHER EDITORA.

§ 2º ­– Membros da COMISSÃO JULGADORA.

§ 3º ­– Participantes inscritos nas edições anteriores (2016-2020) e que tenham descumprido as normas contidas nos regulamentos das referidas edições.

V) DA PREMIAÇÃO:

Art. 11º - A premiação destinada aos 30 (trinta) autores selecionados consistirá na outorga de certificados digitais personalizados; publicação gratuita e envio de 01 (um) exemplar gratuito da obra a título dos direitos autorais.

VI) DAS COMPETÊNCIAS DOS AUTORES SELECIONADOS:

Art. 12º – Após o recebimento da comunicação oficial de classificação (via e-mail), compete a cada um dos 30 (trinta) autores selecionados:

12.1 – Responder as comunicações da editora no prazo máximo de 24h;

12.2  – Enviar à editora (via e-mail) dentro do prazo máximo de 10 (dez) dias (contados da data da comunicação oficial), um resumo biográfico de suas principais conquistas no campo da escrita, em arquivo Word, com as seguintes especificações: fontes Arial ou Times New Roman, margem normal, letras em tamanho 12, espaço 1,0 (um) e texto de no máximo 640 (seiscentos e quarenta) caracteres com espaços.

12.3 - Enviar à editora (via e-mail) dentro do prazo máximo de 10 dias (contados da data da comunicação oficial), uma foto de rosto do (a) autor (a) em alta resolução, tamanho 10 cm (altura) por 8 cm (largura), em cores ou preto e branco;

12.4 – O resumo biográfico e a foto, de que tratam os itens 12.3 e 12.4 deste artigo devem ser enviados preferencialmente no mesmo e-mail.

12.5 – O (a) autor (a) deverá responder a prova final, aprovando o material para publicação, dentro do prazo máximo de 24 h (contados da data de envio do e-mail).

12.6  – Ao descumprimento de qualquer um dos itens do artigo 12 (12.1 a 12.5), a Comissão Julgadora reserva-se no direito de cancelar a classificação do (a) candidato (a), substituindo-a pelo primeiro suplente classificado na categoria.

VII) DA REMESSA DOS LIVROS:

Art. 13º - Cada autor (a) selecionado (a) receberá gratuitamente 01 (um) exemplar da Antologia “Concurso Literário - Prêmio VIP de Literatura/2021” para acervo pessoal e pelo pagamento dos direitos autorais.

13.1 – Os autores que desejarem adquirir exemplares adicionais (além do exemplar gratuito), estes serão negociados com a editora, via e-mail.

13.2  –  É de responsabilidade do (s) candidato (s) atualizar (em) o endereço, em caso de mudança de domicílio.

13-3 -  Havendo devolução da obra pelos Correios seja por qualquer motivo (endereço errado, mudança de endereço ou ausência de pessoas em casa na hora da entrega, entre outros), a tarifa da segunda remessa também correrá por conta do participante.

13-4 – Os exemplares adicionais serão encaminhados via Correio, pelo sistema módico, PAC ou Sedex, sendo as tarifas de remessa custeadas pelos próprios interessados.

13-5  – Os autores classificados que residirem fora do Brasil, se responsabilizarão pelas tarifas de remessa do exemplar gratuito e de exemplares adicionais, quando houverem.

VIII) DA COMISSÃO JULGADORA:

Art. 14º – Compete a  A. R. Publisher Editora nomear a  Comissão Julgadora que será composta por membros com amplo conhecimento e experiência literária.

14.1 – A Comissão Julgadora terá autonomia no julgamento, que será regido pelos princípios da originalidade e linguagem poética.

14.2 – Aos textos serão atribuídas notas de O (zero) a 10 (dez), sendo automaticamente desclassificados os trabalhos que obtiverem notas de 00 (zero) a 06 (seis).

14.3 – Do julgamento apresentado pela Comissão Julgadora quanto à qualidade dos poemas e contos selecionados não caberá qualquer recurso.

IX) DO RESULTADO:

Art. 15 – O resultado do Concurso será divulgado no dia 12 de outubro de 2021 pelo site e pela página da editora no Facebook.

http:///www.editoraarpublisher.com.br

https://www.facebook.com/arpublishereditora/

15.1 - De acordo com o número de trabalhos inscritos, essa data poderá ser antecipada ou prorrogada, conforme decisão da Comissão Organizadora, sendo essa decisão amplamente divulgada nos links citados no art. 15.

X) DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

Art. 16º – A A. R. Publisher Editora detém todos os direitos de publicação da obra, no entanto, os direitos autorais são exclusivos de cada autor.

Art. 17º – Os casos omissos serão decididos em comum acordo entre a Editora, a Comissão Organizadora e os (as) interessados (as).

 

Maringá (PR), 25/08/2021

A. R. Publisher Editora