KENJI UETA: LENTE, OLHO E CORAÇÃO
Data: 06/12/2018 06/12/2018

Entregamos nessa data a obra KENJI UETA: LENTE, OLHO E CORAÇÃO. Nessa obra, a historiadora Loide Caetano, mais uma vez  nos brinda com uma pesquisa valiosíssima sobre o fotógrafo pioneiro Kenji Ueta, história que se confunde com a história da colonização de Maringá.

Para tanto, após a elaboração do projeto inicial, ela dedicou-se à leitura de obras sobre as teorias da fotografia, buscando fundamentação em referências como Boris Kossoy, Henri Cartier-Breson, Paulo Cesar Boni e Natalia Brizuela Brizuela, onde pode se aprofundar um pouco mais sobre os meandros da fotografia e as discussões sobre as mesmas, pois na concepção desses teóricos, elas ultrapassam a linha da arte ou do puro lazer e se tornam relevantes documentos.

Sobre a história de Maringá, a autora recorreu aos que considera como clássicos dessa historiografia: France Luz, Reginaldo Benedito Dias, João Laércio Lopes Leal e uma obra matricial que é Colonização e Desenvolvimento do Norte do Paraná, editada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná.

Serviu-se também do documentário As lentes de Kenji, dirigido pelo jornalista Antonio Roberto de Paula. Além disso, manteve contato pessoal constante com Kenji, gravando entrevistas, analisando suas fotos ou conhecendo na íntegra o seu acervo, de onde encontrou verdadeiros tesouros.

Coube à A. R. Publisher realizar os serviços de editoração e à sua editora, filha de pioneiros, a tarefa de redigir o texto de contracapa.  Obra que recomendo aos pioneiros, aos amantes da fotografia e aos amigos e admiradores de Kenji Ueta, pessoa que admiro e que tão bem representa a importância da colônia japonesa nesta cidade.